Escritora de 95 anos homenageada pelo Dia das Mães

Publicado em 16/05/18

Escritora de 95 anos homenageada pelo Dia das Mães

Em sessão especial comemorativa ao Dia das Mães, realizada no dia 15 de maio, a Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag) homenageou a titular e primeira ocupante da Cadeira nº 44, Judite Miranda. Amante da música, com quase 96 anos de idade, ela teve a oportunidade de cantar, ao lado de seus filhos e outros familiares, acompanhados no violão por Higor Vasconcelos. Outro que se apresentou foi o neto de Judite, Renato Miranda, com a música Saudade, cuja letra é uma poesia de autoria da homenageada, musicada por Francy Monte.

Na oportunidade, a presidente da entidade, Alba Lucinia Dayrell, entregou um certificado de Amigo da Aflag a Paulo Henrique Miranda, um dos filhos de Judite, representando toda a família. Ainda em comemoração ao Dia das Mães, as acadêmicas presentes receberam como lembrança um vaso de flores.

Quem fez a saudação à homenageada foi a ex-presidente Beth Fleury, que se referiu a Judite como “um exemplo de vida que diariamente nos transmite alegria, ora com sua palavra amiga, ora com sua poesia, ora com suas canções”. Beth contou que Judite Iniciou sua carreira literária em 1986, já com 64 anos de idade, com o livro de contos Pedaços de Mim. “E não parou mais”, ressaltou.

Em nome da família falou a filha Olívia Úrsula Miranda Leal, que agradeceu a Aflag pela homenagem. Ela apontou Judite como uma mulher de visão, que convenceu o esposo a sair do interior do Nordeste em 1959, onde conviviam em família tradicional, para enfrentarem um mundo novo em Goiânia, local que ela enxergava com otimismo porque ali perto surgia a nova capital federal. Outra de suas filhas, Maria das Graças, declamou duas poesias de autoria de sua mãe.

Judite de Castro Furtado Miranda tomou posse na Aflag em 22/09/1999. Natural de Barras do Marataoan, Piauí, fez seus primeiros estudos com professores particulares em sua terra natal e desde a juventude demonstrava aptidão para a poesia.

Como escritora, destaque para as parcerias com o professor e escritor José Fernandes, recentemente falecido, no livro de contos Potocas de Sempre e no de poesias Meu Mundo Minha Família. Na música, o parceiro foi seu saudoso esposo, Nilson Miranda, com quem gravou o CD Sabor de Saudade. Depois de lançar Pedaços de Mim, publicou os livros de poesia Lembranças Vivas, (Des)encantos e Saudades, Coisas do Coração e participou da coletânea Passarela de Escritores.

É mãe de seis filhos - Paulo Henrique, Telma Rodrigues, Olivia Úrsula, Renato Miranda, Maria das Graças e Maria Bernadete -, seis netos e 12 bisnetos.