Aflag relança livro de Placidina Siqueira

Publicado em 09/05/18

Aflag relança livro de Placidina Siqueira

Uma homenagem emocionada ao escritor José Mendonça Teles, falecido no último dia 28 de abril, marcou o discurso da escritora Placidina Siqueira, durante o relançamento do seu livro Pedras de Seda, no dia 8 de maio, na sede da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag). Placidina leu o prefácio que fora escrito por Mendonça há duas décadas para o primeiro lançamento da obra.

Na oportunidade, também foi relançado o livro Menino Esperto, escrito há dois anos por Vítor Rezende de Siqueira, neto de Placidina, que hoje está com 9 anos de idade. A solenidade teve o acompanhamento musical do Sexteto 193, da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.

A presidente da Aflag, Alba Lucinia Dayrell manifestou seu contentamento com a alta produtividade das acadêmicas e por poder ajudar a divulgar o seu trabalho. “Essa é justamente a missão da Aflag: contribuir para despertar nas pessoas o gosto pela leitura e divulgar a arte feita em Goiás”, disse.

A nova edição de Pedras de Seda traz novidades, como fotos do primeiro lançamento. A nova orelha é assinada pelo juiz de Direito e ex-prefeito de Paraúna César Gomes da Silva. O texto de José Mendonça, que antes estampava as orelhas, agora vem como prefácio da obra, juntamente com o original, escrito por Bariani Ortêncio. A apresentação, nesta edição comemorativa, é de Telma Mahfuz.

Coube a César Gomes fazer a saudação à autora, durante o relançamento. Ele afirmou que Pedras de Seda é uma “verdadeira aula sobre importantes passagens da história de Paraúna”, ressaltando o enriquecimento dessas informações diante da criatividade dos poemas e textos poéticos de Placidina.

Pedras de Seda é uma reunião de crônicas, poemas e contos, que, nas palavras de José Mendonça, “mostra a força criadora e o talento de quem estreia na literatura como se fosse uma veterana”.

Placidina Lemes Siqueira é a ocupante da Cadeira nº 12 da Aflag e também membro das academias de letras de Paraúna e de Inhumas. É professora, ensaísta e revisora de texto.

Além de Pedras de Seda, é autora dos livros Nu Monólogo da Venda e Ritual do Riso (poesia); Minha Tia-Avó e a Didática (conto infanto-juvenil); Tac Tic e os Vagalumes (conto infantil), Modesto, o Filho de Paraúna (Biografia), O Valor do Discurso Poético na Escola, Nu Patuá e Adivinha Com Quem Aprendo (inéditos).