AFLAG empossa nova acadêmica A escritora Sandra de Pina, eleita no dia 10, assumiu a Cadeira nº 16 da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás

Publicado em 20/04/18

AFLAG empossa nova acadêmica A escritora Sandra de Pina, eleita no dia 10, assumiu a Cadeira nº 16 da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás

Com o compromisso de honrar a Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), a escritora Sandra Maria de Pina assumiu a titularidade da Cadeira nº 16 da entidade, em solenidade realizada na sua residência, em Goiânia, no dia 18 de abril. Ela foi eleita em sessão extraordinária realizada pela Aflag no dia 10, concorrendo com as escritoras Daniela Rezende Seixo de Brito Fernandes e Valéria Victorino Valle.

A nova acadêmica homenageou as ocupantes anteriores da Cadeira 16, a irmã Áurea Cordeiro de Menezes, falecida no dia 20 de novembro do ano passado, e a patrona Guiomar de Grammont Machado. Sandra de Pina enalteceu o papel da mulher na sociedade e relatou a dificuldade histórica delas se imporem perante uma cultura predominantemente machista, destacando a relevância da Aflag nesse contexto, ao contribuir para a conquista “do respeito, da igualdade, da voz, cujo resultado deve ser o poder de decisão, que por sua vez eleva a cultura e a arte”.

Perante uma numerosa plateia, formada pelas demais acadêmicas, representantes de entidades culturais, intelectuais e familiares da empossada, a presidente da Aflag, Alba Lucinia Dayrell, que dirigiu a solenidade, destacou as qualidades profissionais, literárias e pessoais de Sandra. “Temos a certeza de que a Academia terá mais uma participante ativa para ajudar a consolidar a Casa Rosarita Fleury”, disse, em alusão à denominação da sede da entidade, que homenageia uma de suas fundadoras.

A saudação à nova acadêmica ficou a cargo da professora e escritora Dra. Nancy Ribeiro de Araújo e Silva, relatando que a ligação da empossada com a entidade remonta à sua fundação, em 1969, quando acompanhava o pai, Dr. Jerônimo Geraldo de Queiroz, um dos maiores incentivadores da Aflag. Historiou a carreira de Sandra: “Na literatura nos presenteou com a obra Folhas Secas Sob Meus Pés, na música foi exímia pianista e professora, tendo se apresentado em palcos nacionais e internacionais”. Também mencionou a contribuição de Sandra no Ministério da Educação e Cultura, onde atuou em importantes cargos, tendo representado o Brasil em missões no Japão e Estados Unidos.

Em nome do grupo cultural Poesia Entre Amigas, do qual Sandra também faz parte, falou a escritora Vera Lúcia Gonçalves, que se disse feliz por ver a obra da amiga reconhecida. Cristina de Grammont Silva, representando a família da primeira ocupante da Cadeira nº 16, lembrou que Guiomar sonhava com o tempo em que homens e mulheres seriam companheiros, iguais em direitos e deveres, e que Sandra de Pina é um exemplo de mulher que dá continuidade a esse pensamento.

QUEM É - Sandra Maria Fontoura Queiroz de Pina é escritora e professora aposentada de Língua Inglesa na UFG. Formada em Letras e Piano, com pós-graduação em Teoria da Literatura e diversos cursos no exterior, é autora do livro de poesias Folhas Secas Sob Meus Pés. É membro da Academia Goianiense de Letras, da União Brasileira de Escritores, seção de Goiás, e da Associação Nacional de Escritores.

Filha do professor Jerônimo Geraldo de Queiroz e Celma Afonso Fontoura, nasceu em Uberaba-MG e casou-se com Renê Pompeu de Pina, com quem tem duas filhas.