Homenagem a uma Grande Dama de Goiás - Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça

Data do evento: 20/02/2019

Publicado em 11/02/19

Homenagem a uma Grande Dama de Goiás - Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça

PALESTRANTE

  Embaixador Lauro Moreira

    Curriculum artístico

Para além de suas inúmeras atividades profissionais de Diplomata de Carreira ao longo de 45 anos, o Embaixador Lauro Moreira foi sempre um militante da causa cultural e artística, dedicando-se às artes cênicas (ator, diretor e autor), ao cinema (documentarista) e à fotografia (premiado em concursos nacionais). Em todos os postos diplomáticos por onde passou - Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona, Rabat e Lisboa - devotou-se com afinco à promoção das artes e da cultura de seu país e de Goiás, sua terra natal.

 Em 1998 lançou o CD duplo Mãos Dadas, onde interpreta poetas de todos os países da Língua Portuguesa e, em 2005, gravou o histórico álbum de CD Manuel Bandeira: o Poeta em Botafogo; em 2008, lança um álbum duplo interpretando  poemas de Marly de Oliveira. Esses três CDs foram também apresentados em espetáculos realizados em várias cidades e instituições culturais do Brasil, Portugal e Cabo Verde, inclusive no Teatro da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, e em várias cidades de Goiás. Recentemente lançou o DVD Mãos Dadas, onde introduz e recita obras de 19 dos mais importantes poetas da Língua Portuguesa. Em 2013, participa como ator no longa-metragem de Alberto Araújo Vazio Coração, ao lado de Murilo Rosa, Lima Duarte e Bete Mendes, entre outros.

 Criou também, em 1999, o Grupo Solo Brasil, para apresentar o espetáculo por ele escrito Uma Viagem através da Música do Brasil, onde procura mostrar o que há de mais representativo na música brasileira do século XX. O grupo, formado sobretudo por artistas goianos, já esteve em 20 países e em dezenas de cidades brasileiras, alcançando sempre um extraordinário sucesso de público e da crítica especializada.

 Entre inúmeras distinções honoríficas, Lauro Moreira, recebeu a Gran-Cruz do Mérito da República Federal da Alemanha, a Gran- Cruz da Ordem de Rio Branco, do Brasil, e a da Ordem do Infante Dom Henrique, de Portugal, além do Colar Hassan-Al-Alauí, do Reino do Marrocos. Do Estado de Goiás, recebeu o Trofeu Jaburu e o Trofeu Tioko, da União Brasileira de Escritores. Em 2009, ao corooar sua longa Carreira a serviço da Diplomacia brasileira, no Posto de Embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, foi agraciado pelo Movimento Internacional Lusófono com o título de Personalidade Lusófona do Ano. Em 2011 recebeu especial homenagem da Câmara Municipal de Odivelas, em Lisboa, ao se inaugurar uma placa em que foi distinguido com o título de Príncipe da Lusofonia. Finalmente, foi homenageado em 2016 com o Prêmio José Aparecido de Oliveira, a mais alta distinção outorgada pela CPLP.

Galeria de fotos