Acadêmica

Belkiss S. Carneiro de Mendonça

Belkiss S. Carneiro de Mendonça

Patrona

Cadeira:

06

Currículo

Natural da cidade de Goiás, Goiás, nasceu em 15/02/1928

Faleceu em Goiânia, Goiás, 17/11/2005

Bacharel em Música pela Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, iniciou os estudos de piano com sua avó, Maria Angélica da Costa Brandão (Nhanhá do Couto). Conclui com brilhantismo o Curso de Piano na classe do professor Paulino Chaves, fazendo posteriormente, cursos de aperfeiçoamento com os professores Joseph Kliass, Camargo Guarnieri e Arnaldo Estrella.

ATIVIDADES CULTURAIS - Pianista, musicista e escritora. Tomou posse como membro fundador da AFLAG em 9 de novembro de 1970, participando da primeira revista da Entidade, o Anuário 1970.

Foi co-fundadora do Conservatório Goiano de Música, hoje Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, tendo ocupando os cargos de Professora Titular de Piano e Diretora, desde sua fundação, em 1956 até agosto de 1977. Doutora em Música, desenvolveu, durante muitos anos, acurados estudos sobre Pedagogia do Piano ministrando diversos cursos de Extensão sobre Técnica Pianística e o Curso de Especialização Novas bases da técnica pianística, com surpreendentes resultados. Idealizou, promoveu e dirigiu cinco Concursos Nacionais de Música, com ampla repercussão em todo território nacional, cinco grandes Festivais de Música e dois de Música e Artes Plásticas. Como Presidente da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea promoveu, com a Fundação Jaime Câmara e Direção Artística do maestro Ricardo Tacuchian, o “Encontro Nacional de Compositores – Goiânia 97”.

Dedicou-se, desde 1946, ao estudo e pesquisa da música brasileira, difundindo-a através de gravações, recitais publicações workshops, master classes e palestras. Sua atividade musical reflete-se em suas inúmeras apresentações como solista em várias orquestras pelo Brasil. Participou de vários recitais e tournées de concertos sob a regência de renomados maestros, no Brasil, e no exterior, mantendo ao mesmo tempo intensa atividade camerística. Gravou música brasileira em LPs e CDs. Participou ativamente das reuniões da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás e tem palestras gravadas no Museu de Imagem e Som da AFLAG. Seus trabalhos musicais e literários foram publicados em todas as revistas da Entidade e escreveu, por dez anos, crônicas semanais para o jornal O Popular.

Seu nome é verbete em antologias, enciclopédias e dicionários biobibliográficos goianos e nacionais. Recebeu várias medalhas e troféus, conferidos por seu dinâmico e constante trabalho em prol da música, tais como as medalhas Couto Magalhães, José Plácido de Castro, Eleazar de Carvalho, Antônio Tavernard e os troféus Jaburu, Tiokô e Pelicano, dentre outros. Foi a primeira presidente da Fundação Cultural de Goiás e pertenceu aos quadros do Conselho Estadual de Cultural, do qual foi, também, presidente. Foi vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Vice-Presidente da Academia Goiana de Letras, onde ocupou a Cadeira 31, membro dos Conselhos Honorífico e Deliberativo da Sociedade Goiana de Cultura e Conselheira da União Brasileira de Escritores - Seção de Goiás (UBE-GO). Pertenceu igualmente à Academia de Letras e Artes do Planalto, ocupando a Cadeira 27. Pertenceu, como membro Emérito, à Academia Nacional de Música (RJ), onde ocupou a cadeira 40. Foi membro Catedrático e Conselheira Eleita da Academia Internacional de Música (RJ) e da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, da qual foi presidente. Recentemente eleita para a Academia Brasileira de Música, no Rio de Janeiro, ocupou a cadeira 17. Recebeu, em 4 de dezembro de 2002 o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Goiás.

Obras publicadas:

  • 1972 - A invenção: história, forma e estética, 1972;
  • 1978 - A música em Goiás, 1ª edição; 2ª edição, 1981.

Discografia – em LP:

  • 1969 - Panorama da música brasileira para piano I
  • 1977 - Panorama da música brasileira para piano II
  • 1980 - Seleção de obras românticas
  • 1984 - Camargo Guarnieri – Valsas
  • 1987 - O piano brasileiro - Século XIX - Volumes I e II

Discografia – em CD:

  • 1999 - O piano brasileiro - Século XIX - Volumes I e II, Paulus
  • 2000 - Camargo Guarnieri – Valsas e Sonatas, Paulus
  • 2000 - Panorama da Música Brasileira para Piano, volumes I e II
  • 2001 - Clair de Lune