Acadêmica

Danielle Veiga Gouthier

Danielle Veiga Gouthier

2ª Titular

Cadeira:

39

Currículo

TITULAR DA CADEIRA 39 (Segunda Ocupante) - DANIELLE VEIGA GOUTHIER, de Goiânia, Goiás, 01.05.1965. Filha de Luiz Rogério Gouthier Fiúza e Rosalinda Brandão Veiga Gouthier. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Danielle tem a filha Laura Veiga Gouthier Miguel.

Em 1988, com 23 anos de idade, formou-se em Artes Visuais, com habilitação em Escultura, pelo Instituto de Artes, da Universidade Federal de Goiás. Fez extensão universitária em Técnicas de Cerâmica, Escultura Monumental e Objeto, bem como Oficina Itinerante, Artes e Figurinismo.

Foi aluna dos artistas Maria José Capanema, Divino Jorge, Lucia Porto, Lucia Pi e Milles Mettszger.

Em 1994, com 29 anos, foi premiada no XVIII Concurso Novos Valores, na Categoria Escultura, no Programa Cultural Casa Grande, da Fundação Jaime Câmara, de Goiânia, Goiás.

Participou de centenas de coletivas e individuais, entre as quais:

1987 Concurso de Artes Plásticas do Centro-Oeste, no Instituto de Artes da UFG.

1988 Individual na MultiArte Galeria, Desdobramento Quatro, na Reinauguração da Casa Grande da Fundação Jaime Câmara.

1995 Coletiva no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados em Brasília, DF. 1996Menção Honrosa no IV Prêmio BEG de Li. teratura e Artes Plásticas, em Goiânia. Coletiva no Museu de Arte de Goiânia e no II Fórum Goiano de Cultura.

1997 Coletiva na Arts From Brazil Gallery, Soho, New York, EUA. Ainda em Maison & Object, Paris, Nord Villepinte, bem como em Grand Marche d'Art Contemporain, Grande Arché de La Defense, Paris, Galeria Everart.

1998 Coletiva na Arte e Corpo Galeria, Goiânia. Participação, como Convidada, da Coletiva “60 ARTISTAS NOS 60 ANOS DO JORNAL O POPULAR”, na Fundação Jaime Câmara.

Sobre ela, escreveu Miguel Jorge: “Danielle é uma das artistas que investem na difícil arte de esculpir em metal, madeira, pedra ou modelar em argila”.

Muito bem estudada no DICIONÁRIO DAS ARTES PLÁSTICAS EM GOIÁS (1998), de Amaury Menezes.

Na Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (AFLAG), ocupa a Cadeira 39, tendo tomado posse em 18.08.2006, com 41 anos de idade.