Acadêmica

Consuelo Quireze Rosa

Consuelo Quireze Rosa

3ª Titular

Cadeira:

27

Currículo

Nascida em 1 de agosto de 1949. Pianista e professora goiana, cujo talento é reconhecido pelo público e pela crítica especializada, desenvolve intenso trabalho como solista e camerista. Mestra em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Consuelo mostra, com sua presença marcante em concertos, congressos e festivais nacionais e internacionais, como as mulheres influenciam a arte goiana. Nos palcos, ela alterna entre o solo, com recitais de piano a quatro mãos, com dois pianos, música de câmara vocal e instrumental, com destaque para duos de piano com Maria Lúcia Roriz, Sylvia Maltese, Duo Terra Brasilis com Fernando Cupertino, divulgando principalmente a música brasileira. É intérprete da música para piano do compositor Fernando Cupertino.

Vários prêmios foram-lhe outorgados durante sua carreira: 2005 a “Medalha do Mérito Anhanguera”, do Governo do Estado de Goiás; 2009, o prêmio de “Destaque Cultural do Ano” do Conselho Estadual de Cultura de Goiás; 2012, a “Medalha de Mérito Cultural – Música”; 2017, com o violista Cleverson Cremer, foi distinguida com o Grand Prize Virtuoso, recebeu o primeiro prêmio e o convite para tocar no Royal Albert Hall, em Londres; 2019 , a Comenda da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos na cidade de Goiás- Go; 2019, a Medalha Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça pela União Brasileira de Escritores – UBE, em 2024 a Medalha Musicista Belkiss Spenzieri pela Câmara Municipal de Goiânia e 2025 recebe o título de Comendadora e Diploma de Honra ao Mérito pelo Organização Villaboense de Artes e Tradições.

Foi curadora dos projetos Concertos em Série da Fundação Jaime Câmara, de 2000 a 2012 e das comemorações de 20 de agosto, em homenagem à Nhanhá do Couto a partir de 2010 até os dias atuais. Idealizou e Coordenou os VI Encontros de Piano da EMAC UFG.

Atualmente, é Coordenadora de programação de Música e Cênicas do Teatro Centro Cultural UFG. Coordena o projeto Medicina em Concerto e é curadora do projeto Allegro – Concertos CCUFG/SICOOB, direcionado à comunidade geral, formação de plateia e o Allegretto – Trio de Câmara, projeto pedagógico voltado especialmente a estudantes da rede pública em formato interativo, com mediação ao vivo, recursos audiovisuais, audiodescritivos e atividades lúdicas.

Ministra aulas de piano, música de câmara e piano a quatro mãos. É membro titular da Academia Nacional de Música e da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás. Em 10 de Novembro de 2022 foi agraciada com o Diploma Honorífico de Cidadania Villaboense.