Acadêmica

Mara Públio de Souza Veiga Jardim

Mara Públio de Souza Veiga Jardim

3ª Titular

Cadeira:

07

Currículo

TITULAR DA CADEIRA O7 (Terceira Ocupante) - MARA PÚBLIO DE SOUZA  VEIGA JARDIM, de Goiânia, Goiás, 17.01.1950, escreveu, entre outros, “ASPECTOS FOLCLÓRICOS DA SEMANA SANTA EM MACATUBA-SÃO PAULO", “UMA FESTA RELÍGIOSA BRASILEIRA-FESTA DO DIVINO EM GOIÁS E PIRENÓPOLIS”, este, juntamente com sua irmã Niomar Pereira de Souza.

Filha de Públio de Souza e Armênia Pinto de Souza. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.

Formou-se em Turismo, na Faculdade de Turismo do Morumbi, em São Paulo. Mestre em Gestão de Patrimônio Cultural, na Universidade Católica de Goiás (UCG). Especialização em Folclore, Implantação e Administração de Hotéis e Restaurantes. Especialista em Arqueologia Pré-Histórica Brasileira e Administração de Marketing.

Professora de Inglês e Espanhol. Foi Diretora do Instituto Goiano de Folclore, do Museu Estadual Zoroastro Artiaga, na antiga Fundação Cultural de Goiás.

Professora de Espanhol, História e Patrimônio Histórico, da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), de Goiânia.

Folclorista, Memorialista, Intelectual. Ativista, Pensadora, Produtora Cultural. Escritora, Ensaísta, Pesquisadora. Literata, Cronista, Contista. Administradora, Educadora, Ficcionista. Conferencista, Oradora, Poetisa. Professora.

Consignada nos livros ESTUDOS LITERÁRIOS DE AUTORES GOIANOS e ESCRITORES DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins. Formada pela Escola de Folclore de São Paulo.

Vinculada a diferentes agremiações sociais, culturais e de classe, entre as quais, Associação Brasileira de Folclore de São Paulo, União Brasileira de Escritores de Goiás, Associação de Professores de Espanhol.

Presente na ESTANTE DO ESCRITOR GOIANO, do Serviço Social do Comércio e em diversos textos de estudos folclóricos.

Encontra-se no livro FAMÍLIAS PIRENOPOLINAS, de Jarbas Jayme. Biografada no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins, MASTER, Rio de Janeiro, 1999, bem como no DICIONÁRIO DO ESCRITOR GOIANO (2006), de José Mendonça Teles.

Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás está no quadro de Titulares, Cadeira 07, tendo tomado posse em 03.12.2005, com 55 anos de idade.