Acadêmica

Leda Xavier de Almeida

Leda Xavier de Almeida

Titular

Cadeira:

43

Currículo

Natural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 02.02.1927.

Na AFLAG tomou posse em 2 de setembro de 1999.

Faleceu em Goiânia-Goiás em 19 de agosto de 2021.

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás, entrou por concurso no Tribunal de Justiça e na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

ATIVIDADES CULTURAIS - cronista, pesquisadora, historiadora e escritora, participa da Academia desde 1985, como membro dos extintos quadros de Sócias Correspondentes da Grande Goiânia e Sócias Suplementares. Possui publicações e premiações literárias desde 1937, quando, aos10 anos, no jornal O Lírio, do Grupo Escolar Modelo, recebeu seu primeiro prêmio com as redações Papai Noel em férias e Mané ensinado história ao seu filho. Como Assessora de Imprensa da EBCT, atuou em jornais goianos e em O Vilaboense e Cidade de Goiás. Participou de programas de rádio e televisão, fez conferências, palestras e discursos que estão gravados no Museu de Imagem e Som da AFLAG. Tem trabalhos publicados em anuários e nas Revistas da AFLAG nº 1 e nº 2. Frequentava com assiduidade as sessões ordinárias e festivas da Entidade. Também pertence aos quadros da União Brasileira de Escritores - Seção de Goiás.

Obras publicadas:

  • Viver é complicado, premiado com o Troféu Trabalhador da Indústria, no X Congresso do SESI, Arte e Criatividade, em 2000;
  • Gente, 2001.
  • Regina Lacerda, ensaio bibliográfico, 1998;
  • Dr. José Fleury, ensaio bibliográfico, 2001;
  • Manuel Sebastião Caiado, ensaio bibliográfico, 2001.