Acadêmica

Maria Lucy Veiga Teixeira

Maria Lucy Veiga Teixeira

Titular

Cadeira:

24

Currículo

Natural da cidade de Goiás, Goiás

Formou-se em Piano pela Universidade de Música de São Paulo e Canto Orfeônico no Rio de Janeiro; fez vários cursos de extensão universitária.

Em 1956, Maria Lucy Veiga Teixeira, fez parte da equipe que fundou o Conservatório Goiano de Música, juntamente com o maestro Jean Douliez, Belkiss Carneiro de Mendonça, Maria Luiza Póvoa Cruz e Dalva Maria Pires Machado Bragança, que atualmente é a Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.

Dona Fifia, como é carinhosamente conhecida, se formou em Canto Orfeônico com orientação de Heitor Villa-Lobos no Rio de Janeiro, além de ter se formado em Piano, Canto e Educação Musical. Recebeu as maiores honrarias do Estado de Goiás e medalhas e prêmios distintos também de outras capitais.

Seu trabalho pioneiro à frente do Coral da Universidade Federal de Goiás, se apresentando em várias cidades brasileiras, foi destaque para excelentes críticas e sucesso de público por onde o Coral passou.

ATIVIDADES CULTURAIS - Professora de música e fundadora do Conservatório de Música, hoje Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás, e foi Regente do Coral por muitos anos. Tomou posse como membro fundador da AFLAG em 9 de novembro de 1970. Seu currículo e atividades culturais estão inseridos no Anuário 1970. Sempre presente nas reuniões ordinárias, é colaboradora assídua ao teclado, nas apresentações musicais e solenidades sociais da Entidade. É autora da música do Hino da AFLAG. Possui trabalhos de pesquisa musical publicados nos anuários da Entidade, nas revistas da UFG e em jornais goianos. É membro da UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES - SEÇÃO DE GOIÁS, Academia Nacional de Música e Internacional de Música do Rio de Janeiro.