Acadêmica

Ercília Macedo Eckel

Ercília Macedo Eckel

Patrona

Cadeira:

10

Currículo

Nasceu, por acaso, em Palmeiras de Goiás, Goiás. Considera-se Vilaboense

Aprendeu a ler aos cinco anos, na fazenda, com a avó materna. Mestre em Letras e Literatura Brasileira e professora por vocação, lecionou em Anápolis, Goiânia e Curitiba, no ensino fundamental, colegial e universitário.

ATIVIDADES CULTURAIS – Tomou posse na AFLAG, em 9 de novembro de 1970. Seu currículo e trabalho de apresentação como acadêmica estão publicados no Anuário 1970. Freqüenta regularmente a Academia; tem poemas e crônicas publicados em todas os anuários e nas últimas revistas da Entidade. Tem palestras e poemas gravados no MIS da AFLAG. Teve um de seus poemas dramatizado no Teatro Guaíra, de Curitiba. Publica seus textos (poesias, crônicas, ensaios) nos periódicos locais e no jornal O Vilaboense.

São seus livros Um contista goiano, estudo pioneiro sobre os contos de Bernardo Élis - 1968, e Maíra: reescrita e dessacralização do mito, 2000, ensaio sobre o romance Maíra, do antropólogo Darcy Ribeiro. É verbete em enciclopédias e dicionários biobibliográficos de escritores goianos e brasileiros. É também membro da UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES - SEÇÃO DE GOIÁS e Professora contratada da UEG, unidade de Caldas Novas.

Obras publicadas:

  • Um contista goiano, 1968;
  • Maíra: reescrita e dessacralização do mito, 2000.